As manchetes de hoje na grande mídia impressa brasileira refletem questões sociais, econômicas e políticas. Predominam temas negativos, como a exploração no mercado de trabalho de tecnologia e a preocupação com o vício em jogos online em crianças, no O Globo e no Estado de São Paulo. Também há espaço para investigações políticas e legais que requerem entendimento, como é o caso do destaque da Folha de São Paulo.
Manchetes do dia:
” Seis a cada dez crianças de 9 a 10 anos jogam online; vício preocupa. OMS classifica ‘gaming disorder’ como transtorno.” Manchete de capa do Estadão.
“Inquérito da PF sobre 8/1 indica a atuação parcial de militares. Investigações, que se contrapõem à apuração do Exército, citam mensagens e cenas de convivência..” Manchete de capa da Folha.
“Brasileiros ganham menos de R$ 10 por hora para adestrar algorítimos. Plataformas contratam milhares no mundo para aperfeiçoar sistemas de IA.” Manchete de capa do O Globo.
Outros destaques:
No Estadão: Zema anuncia consórcio para fazer frente ao Nordeste e fala em direita unida/ Real valorizado em relação a outras moedas da região favorece viagens/ Digitalização do sistema dificulta acesso de idosos a planos de saúde/?Eliane Catanhêde: Sob o peso de relógios, colares e pulseiras/ J. Mendonça de Barros: É bom calibrar o otimismo.
Na Folha: Orçamento de 2024 esbarra em centrão, déficit e gasto/Fase 2 da reforma tributária vai mirar lucro e dividendo/ Tarcísio recua e diz que vai manter livro didático físico/Combustível fóssil deve ficar fora da Cúpula da Amazônia/ PT apoia Boulos e fica sem candidatos em SP.
No O Globo: Merval Pereira: Hacker e Rolex são histórias de chanchada/Brexit: britânicos querem volta a UE, um sonho muito difícil / Salários do Executivo crescem com participação em conselhos.
Editoriais do dia:
“Olho na Petrobras. Preços de combustíveis e política de investimentos geram preocupação com estatal.” Editorial da Folha.
“Questão democrática. Queima do Alcorão provoca conflito, mas não está acima da liberdade de expressão.” Editorial da Folha.
“É papel do BNDES financiar projetos de transição para a energia limpa. Em vez da ‘reindustrialização’ e de outros fetiches do passado, banco faz bem em tentar olhar para o futuro.” Editorial do O Globo.
“Fim da ‘legítima defesa da honra’ é só primeiro passo. Decisão unânime do STF é histórica. Judiciário terá papel essencial para conter epidemia de feminicídios.” Editorial do O Globo.
“O Brics que não interessa ao Brasil. O País deveria repensar sua presença no bloco se prosperar a ideia de ampliação advogada pela China.” Editorial do Estadão.
“A recessão democrática na América Latina. Pesquisa do Latinobarómetro expõe o risco de avanço do populismo e da via autoritária na região.” Editorial do Estadão.
“Sem pressa, com pressão. Lira quer o PP no Ministério. Lula quer dinheiro para fechar as contas. Enquanto isso, o tempo voa.” Editorial do Estadão.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não opera nos finais de semana.