Por unanimidade, os jornais da grande mídia impressa desta quinta-feira, 03 de agosto, focam na economia e destacam a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central, nesta quarta-feira, 02, de reduzir a taxa Selic em 0,5%. Decisão sobre percentual foi dividida.
Manchetes do dia:
“BC surpreende e corta taxa de juro em 0,5 ponto após 3 anos. Em decisão dividida do Copom, Campos Neto vota por queda maior.” Manchete de capa do Estadão.
“Copom corta juros para 13,25% ao ano e prevê novas reduções. Mudança na Selic é a primeira em um ano e divide colegiado; Campos Neto sela recuo de 0,5% ponto.” Manchete de capa da Folha.
“Com voto de Campos Neto, BC reduz juros em 0,5 pontos. Copom baixa Selic pela 1ª vez em três anos e sinaliza novo ciclo.” Manchete de capa do O Globo.
“werwqBC reduz juro em 0,5 ponto percentual, para 13,25%, e sinaliza mais cortes iguais. Em decisão dividida no Copom, taxa Selic tem a 1ª queda desde agosto de 2020, quando chegou a 2%. “ Manchete de capa do Valor Econômico.
Outros destaques:
No Estadão: Descriminalização avança e STF deve definir quantidade a ser permitida. Com 4 votos pela flexibilização, relator pede tempo para buscar ‘consenso’ sobre uma quantidade mínima/Letalidade policial na Baixada Santista é semelhante à da cidade de São Paulo. Região teve 20 mortes em decorrência de ações policiais no 1.º semestre deste ano, sem contar os casos da Operação Escudo/ Hacker que sepultou Lava Jato relata ter se unido a Zambelli e Bolsonaro. Em depoimento, Walter Delgatti Neto diz ter se encontrado com então presidente no Alvorada; deputada teria patrocinado atos, com transferências feitas por dois assessores/Lula envia três ministros a culto na Câmara para tentar se aproximar de evangélicos.
Na Folha: Empresas têm aval para desistir de devolver concessão/PF faz busca contra Zambelli e prende hacker a ‘Vaza Jato’./ Jequitinhonha ganha fortuna do lítio sem projeto contra miséria.
No O Globo: TCU dá aval para concessionária manter Galeão/Ação policial deixa 10 mortos em favela do Rio/ STF tem 4 votos para descriminalizar porte dee maconha/Entrevista Wellington Dias: ‘Outro ministro no meu lugar, Lula que decide’.
No Valor Econômico: Análise. Divisão no Copom é menor do que parece. Houve consenso entre as diferentes alas, conservadora e moderada, na sinalização do ritmo de distensão monetária a ser adotado daqui por diante, em 0,5 ponto/TCU autoriza solução para repactuar concessões como Galeão e rodovias. A avaliação do ministro Renan Filho é que a solução poderá destravar até R$ 80 bilhões de investimentos em 12 contratos de rodovias/Ampliado, Brics será ainda menos eficaz, diz O’Neill. Economista britânico afirmou que, com exceção de China e Índia, os demais países acumulam taxas de expansão pouco expressivas e políticas econômicas erráticas/Carla Zambelli e hacker são alvo de ação da PF. Deputada alega ter contratado o hacker apenas para fazer uma conexão entre suas redes sociais e seu site, sem o objetivo de fraudar a eleição/Grupo quer ação imediata contra ponto de não retorno da Amazônia. Proposta pretende evitar que floresta não consiga mais se regenerar e visa cúpula de chefes de Estado de países amazônicos em Belém, na próxima semana/Com eleição próxima, Lula cobra paciência do FMI para Argentina. Presidente vê Fundo atuando muitas vezes para ‘afundar’ países endividados e defende papel antagônico para Banco do Brics.
Editoriais do dia:
“Inquérito falho. Investigações sobre 8 de janeiro precisam ser abrangentes, sem corporativismo.” Editorial da Folha.
“Estado caro. Distorção no funcionalismo do país é o custo elevado, não quantidade excessiva.” Editorial da Folha.
“Ação policial na Baixada Santista deve ser investigada. Por mais que seja necessário combater crime organizado, não dá para julgar operação com tantos mortos um sucesso.” Editorial do O Globo.
“Nova denúncia é caso jurídico mais grave enfrentado por Donald Trump. Paradoxalmente, o efeito nas intenções de voto tem sido nulo, ou mesmo favorável ao ex-presidente.” Editorial do O Globo.
“A Vale nos devaneios de Lula. Tomara que não seja verdade a notícia de que o presidente quer Mantega no comando da Vale, mas é certo que Lula quer a empresa a serviço de seus delírios desenvolvimentistas.” Editorial do Estadão.
“A incrível educação que dispensa livros. Abolir livros didáticos do processo de aprendizagem na rede pública avilta o bom senso, as melhores práticas e a história. Roga-se ao governador que reverta a estultice de seu auxiliar.” Editorial do Estadão.
“BC inicia ciclo de queda dos juros com corte de 0,5 ponto. Voto de Campos Neto normaliza a nova realidade: os diretores, afinal, divergem e isso não é ruim.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda de -0,32%, a 120.859 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,31%, a R$ 4,80.