SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 12.07.2023

Nas manchetes dos principais jornais impressos desta terça-feira, 12 de julho de 2023, a economia está em destaque. A deflação no país ganha espaço em quase todas as publicações, apontando para uma redução de preços, impulsionada principalmente pela queda nos custos dos alimentos.

A Folha de S. Paulo apresenta em sua manchete de capa “Preços caem, e inflação de 12 meses é a menor desde 2020. Alimentos puxam recuo de 0,08% em junho; setor de serviços tem alta resistente.”

O Globo também destaca a deflação, afirmando que o país experimentou essa queda depois de 9 meses, com uma previsão de corte de 0,25% nos juros. No entanto, o jornal aponta a preocupação com a resistência de alta no setor de serviços.

Por outro lado, a manchete do Valor Econômico foca no conflito do varejo contra a isenção a marketplaces, e como isso já está afetando as ações do setor na bolsa.

O Estadão destaca a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), prevista para agosto, aumentando a expectativa de uma queda na taxa de juros em meio ao cenário de deflação.

Já o Correio Braziliense realça o processo da reforma tributária no Senado, sugerindo que a casa legislativa terá seu próprio ritmo para tratar da pauta.

O Estado de Minas, apesar de mencionar a deflação nacional, destaca que na cidade de Belo Horizonte, a inflação ainda resiste.

O Zero Hora e o Diário de Pernambuco também repercutem a deflação de junho, salientando a primeira redução geral nos preços do ano.

Manchetes do dia:

“Preços caem, e inflação de 12 meses é a menor desde 2020. Alimentos puxam recuo de 0,08% em junho; setor de serviços tem alta resistente.” Manchete de capa da Folha.

“País tem deflação depois de 9 meses, e mercado prevê corte de 0,25% nos juros. Alimentos e programa de desconto em veículos travam inflação, mas alta em serviços preocupa.” Manchete de capa do O Globo.

“Varejo reage contra isenção a marketplaces, e ações do setor já são afetadas na bolsa. Entidade que representa as empresas brasileiras questionou Senacon e Correios sobre medidas contra fraudes.” Manchete de capa do Valor Econômico.

“Deflação em junho aumenta a expectativa por queda nos juros. Brasil tem variação negativa de preços; Copom se reúne em agosto.” Manchete de capa do Estadão.

“Senado dará ritmo próprio para a reforma tributária.” Manchete de capa do Correio Braziliense.

“Com país em deflação, em BH inflação ainda resiste.” Manchete de capa do Estado de Minas.

“IPCA de junho mostra primeira redução geral nos preços do ano.” Manchete de capa do Zero Hora.

“Inflação no Brasil teve recuo de 0,08% no mês de junho”. Manchete de capa do Diário de Pernambuco.

Editoriais do dia:

“Anatomia da deflação. IPCA ainda não tranquiliza; surto vai sendo superado graças a balizas econômicas.” Editorial da Folha.

“Elas também. Forças Armadas precisam combater machismo e dar segurança às vítimas de assédio.” Editorial da Folha.

“Clubes e federações têm de se engajar na luta contra a violência no futebol. É inaceitável que torcedora do Palmeiras seja a sétima vítima da barbárie apenas este ano.” Editorial do O Globo.

“IPCA de junho é resultado do trabalho do BC. Após divulgação de queda da inflação, analistas econômicos confiam em redução dos juros em agosto.” Editorial do O Globo.

“Emenda parlamentar é do jogo democrático. O problema não é a existência das emendas, mas sua perversão, como no orçamento secreto.” Editorial do Estadão.

“Profissões incompatíveis com a política. Proposta de quarentena para policiais é positiva. O mesmo deve valer para juiz, procurador e militar.” Editorial do Estadão.

“Arenas de guerra. Ir a um estádio implica risco de morte. Poder público e clubes devem agir para acabar com a barbárie.” Editorial do Estadão.

“Deflação de junho torna iminente a queda dos juros. Com a expectativa de preços em declínio, a taxa de juros ficou alta demais.” Editorial do Valor Econômico.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a terça-feira, 11, em baixa de -0,33%, a 117.55 pontos. O dólar terminou o dia em queda de -0,45%, a R$ 4,86.

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Edição: Sérgio Botêlho

Fale com o editor

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES