SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 10.07.2023

Múltiplas empresas brasileiras estão mostrando otimismo crescente em relação à economia do país, com um estudo realizado pela Folha revelando que 80% das menções em reuniões corporativas são agora positivas. Essa mudança de sentimento é atribuída ao progresso contínuo nas reformas econômicas do Brasil.

Ao mesmo tempo, o O Globo informa que o apoio da oposição está ajudando a facilitar as reformas no Senado, com figuras políticas como o vice-presidente Hamilton Mourão, o senador Ciro Nogueira, o ex-ministro Rogério Marinho e o ex-juiz federal Sérgio Moro expressando seu apoio à PEC.

Segundo o Valor Econômico, o Ministério da Fazenda espera arrecadar R$ 34 bilhões com um novo programa de transação tributária.

A mudança demográfica no Brasil está alterando o perfil do mercado de trabalho, como reportado pelo Estadão. Aumentar a produtividade é visto como a principal solução, mas a baixa qualidade da educação é um obstáculo significativo.

Enquanto isso, o Congresso está considerando uma bolsa de estudos para beneficiários de cotas, de acordo com o Correio Braziliense. No Estado de Minas, a atenção é voltada para parlamentares de Minas Gerais que têm se concentrado em questões de racismo e inclusão.

O Zero Hora reporta que o número de mulheres presas no Rio Grande do Sul aumentou 25% nos últimos cinco anos.

Em Pernambuco, o governo declarou estado de emergência em 12 municípios devido às fortes chuvas, como noticiado pelo Diário de Pernambuco.

Manchetes do dia:

“Múltis demonstram mais otimismo com economia do Brasil. Levantamento feito pela Folha mostra 80% de menções positivas em reuniões, em meio ao avanço de reformas.” Manchete de capa da Folha.

“Apoio da oposição abre caminho para reforma no Senado. Parlamentares como Mourão, Ciro Nogueira, Rogério Marinho e Moro acenam a favor da PEC.” Manchete de capa do O Globo.

“Fazenda quer arrecadar R$ 34 bi com novo programa de transação tributária. Proposta, prevista no Projeto de Lei do Carf, pode criar condições para governo cumprir as metas de resultado primário estipuladas na regra fiscal.” Manchete de capa do Valor Econômico.

“Envelhecimento muda perfil do mercado de trabalho no Brasil. Elevar produtividade seria saída, mas educação ruim atrapalha.” Manchete de capa do Estadão.

“Congresso avalia bolsa de estudo para cotistas.” Manchete de capa do Correio Braziliense.

“Deputado mineiro de olho nas minorias. Temas como racismo e inclusão foram os preferidos nos projetos dos parlamentares neste ano.” Manchete de capa do Estado de Minas.

“Número de mulheres presas no RS cresce 25% nos últimos cinco anos.” Manchete de capa do Zero Hora.

“Estado {de Pernambuco} decreta emergência em 12 municípios {devido às chuvas}”. Manchete de capa do Diário de Pernambuco.

Editoriais do dia:

“Balança tributária. Em meio a sistema caótico, projeto equilibra disputa entre contribuintes e fisco.” Editorial da Folha.

“Regalias sem fim. Supersalários de juízes e procuradores são vexatórios e aprofundam desigualdade.” Editorial da Folha.

“PL das Fake News é melhor que criar ‘Constituição digital’. Ideia do Ministério dos Direitos Humanos, por mais louvável que seja intenção, embute graves riscos.” Editorial do O Globo.

“Ao privilegiar militares, reforma da Previdência perpetuou distorções. Projeto que extingue pensões vitalícias chegou a Lula. Ele não deveria se furtar a enfrentar os desequilíbrios.” Editorial do O Globo.

“A direita civilizada não é uma utopia. A votação da PEC 45 revelou o contraste entre os verdadeiros liberais e os conservadores de fancaria.” Editorial do Estadão.

“O enfrentamento ao discurso de ódio. Tema exige legislação equilibrada, que proteja os direitos e não se preste a ações de perseguição.” Editorial do Estadão.

“O sonho virou frustração. Pesquisa que dimensiona abandono de curso superior revela um misto de desamparo e decepção.” Editorial do Estadão.

“Senado tem de blindar reforma de mais concessões políticas. Haverá mais barulho e divergências sobre o Conselho Federativo.” Editorial do Valor Econômico.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a operar nesta segunda-feira, 10, após o final de semana.

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Edição: Sérgio Botêlho

Fale com o editor

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES