As manchetes dos principais jornais do país se alinham em uma única direção hoje: a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados. Em uma sessão que fez história, com mais de 15 horas de duração e após três décadas de intensos debates, o texto-base da reforma foi aprovado.
A Folha destaca a aprovação da reforma como o coroamento desses longos anos de debate, enquanto O Globo ressalta que esta é a mais profunda atualização do sistema tributário brasileiro em 58 anos, marcando uma verdadeira virada de página na história do regime fiscal do país. O Valor Econômico lembra da criação do IVA, enfatizando a magnitude da mudança que esta votação representa.
Já o Estadão evidencia a ampla margem de votos com que a reforma passou, além de mencionar mudanças de última hora que beneficiaram setores como agro, saúde e educação. O Correio Braziliense aborda o panorama político, retratando a aprovação da reforma como uma vitória dos políticos Lula e Lira, enquanto menciona a redução do protagonismo de Bolsonaro neste cenário.
O Estado de Minas, por sua vez, muda o foco para um tema local, destacando a lei que reduz o preço da passagem de ônibus em Belo Horizonte. Já o Diário de Pernambuco mantém o destaque para a reforma tributária, marcando seu posicionamento de maneira mais simplista e direta.
Manchetes do dia:
“Câmara aprova reforma tributária. Em sessão histórica que coroa três décadas de debate, deputados passam texto-base com 382 votos a favor e 118 contra.” Manchete de capa da Folha.
“Câmara aprova reforma que muda o regime de impostos no Brasil. Simplificação de tributos é a mais profunda atualização do sistema em 58 anos.” Manchete de capa do O Globo.
“Em votação histórica, deputados aprovam a reforma tributária. Na sessão, que durou mais de 15 horas, texto-base que cria o IVA no Brasil obteve maioria confortável de votos.” Manchete de capa do Valor Econômico.
“Reforma tributária é aprovada com folga em 1º turno na Câmara. Placar tem 382 votos a favor e 118 contra – eram necessários 308 • Texto passa em sua terceira versão • Mudança de última hora beneficia agro, saúde e educação.” Manchete de capa do Estadão.
“Reforma aprovada é vitória de Lula e Lira. Bolsonaro encolhe. Tema em discussão no Congresso Nacional há mais de 30 anos, a Reforma Tributária foi aprovada, ontem, na Câmara dos Deputados.” Manchete de capa do Correio Braziliense.
“Lei que reduz passagem {em Belo Horizonte}muda regras para ônibus.” Manchete de capa do Estado de Minas.
“Reforma Tributária aprovada em 1º turno”. Manchete de capa do Diário de Pernambuco.
Editoriais do dia:
“O sul da confusão. Crise do Mercosul ganha novo capítulo com ameaça uruguaia e emergência argentina.” Editorial da Folha.
“Evoé, Zé Celso! Grande diretor sai de cena, mas deixa legado inventivo nas artes e na política.” Editorial da Folha.
“Uso de câmeras nas fardas será benéfico para polícia fluminense. Determinação do STF contribui para maior transparência e redução da letalidade policial.” Editorial do O Globo.
“PEC aprovada na Câmara é apenas o primeiro passo. Nenhuma reforma é tão complexa, desafiadora e transformadora quanto a tributária. O trabalho mal começou.” Editorial do O Globo.
“O dever de regular as redes sociais. Lobby das big techs é parte da vida democrática, mas não pode impedir Congresso de fazer seu trabalho.” Editorial do Estadão.
“O atraso à espreita. Nova política de compras do governo só funcionará desta vez se não desestimular a competitividade.” Editorial do Estadão.
“Maduro, o candidato único. Como sempre, o ditador venezuelano alija da disputa eleitoral seu mais forte opositor.” Editorial do Estadão.
“Renda agrícola deve cair e desacelerar a economia. A reversão da renda agrícola deve levar os juros a caírem mais do que o previsto.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quarta-feira, 06, em baixa de -1,78%, a 117.426 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 1,65%, a R$ 4,93.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Edição: Sérgio Botêlho
Fale com o editor