SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 05.07.2023

A reforma tributária, aguardada com ansiedade por todos os setores da economia brasileira, encontra-se em meio a uma batalha difícil no cenário político. A resistência de estados e lobbies continua a impor obstáculos significativos ao progresso da reforma, criando um clima de tensão e incerteza que ecoa em todas as esferas governamentais e empresariais.

A Folha de São Paulo destaca a controvérsia que envolve os estados e os lobbies, ressaltando como a resistência desses grupos tem dificultado a tramitação de novas regras para o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Sobre o assunto, O Globo indica que o relator da reforma tem feito concessões a estados na tentativa de avançar o projeto, principalmente no que se refere à divisão de recursos e à compensação aos governos locais.

De acordo com o Valor Econômico, ainda a respeito do tema, a articulação política se intensifica para a aprovação de uma pauta econômica que inclui a reforma tributária. A Câmara dos Deputados está empenhada em um “esforço concentrado” para tentar passar a matéria nesta semana. Enquanto isso, o Estadão afirma que, após pressão política, o relator admitiu revisar pontos do texto da reforma. Um manifesto assinado por mais de 60 empresários e economistas apoia o formato em debate na Câmara.

No Correio Braziliense, a atenção se volta para a preservação do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), enquanto o Estado de Minas aborda a problemática imobiliária em Belo Horizonte, onde há mais imóveis vazios do que pessoas sem teto.

O Zero Hora, por sua vez, destaca as possíveis alterações que o relator poderia fazer na reforma para atrair governadores, reforçando as informações sobre negociações em andamento. E, por fim, o Diário de Pernambuco destaca a ação do governo na entrega de 100 viaturas e sete mil coletes para a Polícia Militar de Pernambuco.

Manchetes do dia:

“Estados e lobby impõem entraves à reforma tributária. Resistência também dificulta tramitação de arcabouço e de mudança de regras do Carf.” Manchete de capa da Folha.

“Relator faz concessões a estados para reforma avançar. Aceno abrange divisão dos recursos e compensação a governos locais.” Manchete de capa do O Globo.

“Articulação se intensifica para aprovação de pauta econômica. Câmara está em ‘esforço concentrado’ para tentar passar a reforma tributária ainda nesta semana.” Manchete de capa do Valor Econômico.

“Relator admite rever pontos de texto da reforma tributária após pressão política. Manifesto assinado por mais de 60 empresários e economistas apoia formato em debate na Câmara.” Manchete de capa do Estadão.

“Investida final para preservar o FCDF.” Manchete de capa do Correio Braziliense.

“Belo Horizonte tem muito mais imóveis vazios que gente sem teto.” Manchete de capa do Estado de Minas.

“Relator acena com alterações em reforma para atrair governadores.” Manchete de capa do Zero Hora.

“Governo entrega 100 viaturas e sete mil coletes para a PMPE”. Manchete de capa do Diário de Pernambuco.

Editoriais do dia:

“Ensino médio urgente. Com resultados da consulta pública, MEC precisa dar continuidade ao novo modelo.” Editorial da Folha.

“O opositor Bolsonaro. Ex-presidente volta ao debate público com mistificação contra reforma tributária.” Editorial da Folha.

“Acordo para votar reforma tributária deve ser encorajado. Concessões a estados e exceções no texto podem ser preço a pagar pela modernização dos impostos no Brasil.” Editorial do O Globo.

“Roberto Jefferson é prova da leniência do governo Bolsonaro com armamento. Mesmo preso, ex-deputado comprou pistola, carabina e munição. Tudo legalmente. Aí recebeu a polícia a tiros.” Editorial do O Globo.

“O esperneio estatizante do PT. Inconformado por perder no voto, PT apela ao Judiciário para tentar reverter privatizações.” Editorial do Estadão.

“A tragédia oculta dos jovens na pandemia. Pesquisa global indica que negligência no País foi mais grave e exigirá esforço maior para repará-la.” Editorial do Estadão.

“Imoralidade ‘dentro da lei’. Tribunal de Justiça de Goiás dribla teto salarial com aval do Legislativo e do governo do Estado.” Editorial do Estadão.

“Venezuela e China provocam divisão na Cúpula do Mercosul. Se o Brasil pretende unir o Mercosul e não aprofundar desavenças, o melhor é arranjar a entrada em vigor do acordo com a União Europeia.” Editorial do Valor Econômico.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a terça-feira, 04, em queda de -0,50%, a 119.076 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,69%, a R$ 4,84.

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Edição: Sérgio Botêlho

Fale com o editor

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES