Nos principais jornais do país, são os seguintes os temas que ocupam as manchetes de hoje:
A Folha de São Paulo diz que o governo de Lula estuda um plano B sobre a regulação da Internet: uma minirreforma eleitoral destinada a entrar em vigor nas eleições municipais de 2024.
O Globo aborda questões de saúde pública e informa que a vacina contra a dengue não estará disponível no SUS este ano.
O Valor Econômico traz projeções que colocam a inflação na meta para 2023, com preços de alimentos e combustíveis indicando um IPCA mais moderado.
O Estadão aborda a justiça de Goiás, onde se observa uma expansão de regalias e salários expressivos para juízes, um fato que levou Augusto Aras da PGR a acionar o STF contra as regras do Estado.
Em Brasília, o Correio Braziliense informa sobre o aceleramento da reforma tributária pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
O Estado de Minas alerta sobre a poluição da represa Vitória das Flores em Minas Gerais, que fornece água para 700 mil pessoas e está sob pressão devido ao desmatamento e ocupação irregular.
No Rio Grande do Sul, o Zero Hora aborda a maior perda de receitas corrente entre os Estados em 2022.
Por fim, o Diário de Pernambuco evidencia um aumento no consumo de alimentos no Brasil, com uma alta de 2,33%.
Manchetes do dia:
“Governo Lula estuda plano B para a regulação da Internet. Ideia é fazer minirreforma eleitoral para que as normas possam valer nos pleitos municipais de 2024.” Manchete de capa da Folha.
“Vacina contra a dengue não chegará ao SUS neste ano. Imunizante tem aval da Anvisa desde março, mas governo prioriza produto nacional.” Manchete de capa do O Globo.
“Projeções já apontam inflação na meta em 2023. Preços de alimentos e combustíveis sinalizam para IPCA mais comportado e revisão de estimativas.” Manchete de capa do Valor Econômico.
“TJ de Goiás expande regalias e juízes têm salário de R$ 170 mil. Augusto Aras, da PGR, aciona STF contra regras do Estado.” Manchete de capa do Estadão.
“Lira acelera a reforma tributária. .” Manchete de capa do Correio Braziliense.
“Esgoto polui represa que abastece 700 mil pessoas. Vitoria das Flores {em Minas Gerais} recebe água de córregos e é pressionada por desmatamento e ocupação irregular.” Manchete de capa do Estado de Minas.
“RS teve a maior perda de receitas corrente entre Estados em 2022.” Manchete de capa do Zero Hora.
“Consumo de alimentos no Brasil tem alta de 2,33%”. Manchete de capa do Diário de Pernambuco.
Editoriais do dia:
“Preservar a reforma. Desafio será evitar que lobbies desfigurem a proposta de redesenho dos impostos.” Editorial da Folha.
“Escolhas de Tarcísio. Governador, que permitiu tributo a nome da ditadura, terá decisões mais difíceis.” Editorial da Folha.
“Falta de creches pune as crianças, as mães e o país. Brasil está ainda distante de cumprir a meta de atender em 2024 50% dos que têm menos de 3 anos.” Editorial do O Globo.
“Extensão de subsídios a automóveis consegue piorar o que já era ruim. Haddad confirmou que liberará mais R$ 300 milhões para ajudar indústria baseada em combustíveis fósseis.” Editorial do O Globo.
“A reinvenção da direita brasileira. Ante a inelegibilidade de Bolsonaro, a direita precisa depurar valores e concretizá-los em um movimento cívico.” Editorial do Estadão.
“Os fundamentos das decisões do Supremo. É oportuna a iniciativa do STF de apresentar, de forma acessível, sua jurisprudência sobre temas sensíveis.” Editorial do Estadão.
“Insistência no erro. Programa do ‘carro popular’, que nem deveria existir, é prorrogado, a despeito da ineficácia.” Editorial do Estadão.
“Inelegibilidade põe em xeque o extremismo de direita. Há a certeza de punição a todos que tramarem o fim da democracia.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a operar nesta segunda-feira, 03, após o final de semana.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Edição: Sérgio Botêlho
Fale com o editor