Os jornais brasileiros de grande circulação, neste domingo, 2 de julho de 2023, veiculam manchetes que focam desafios políticos, econômicos, demográficos e ambientais
A Folha de S. Paulo informa ter o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicado que o presidente Jair Bolsonaro pode vir a ser alvo de uma investigação criminal, fazendo referência direta a um julgamento onde foram mencionados o dia 8 de janeiro e as conhecidas “milícias digitais”.
O jornal O Globo lança um olhar para o futuro do mercado de trabalho no país, apontando que até 2060, a maioria dos trabalhadores será composta por indivíduos acima de 40 anos. O jornal adianta a tarefa futura de elevar a produtividade para enfrentar a redução da força de trabalho, que deverá diminuir em 6,3%.
O Estadão discute o equilíbrio precário do sistema de saúde suplementar no Brasil, apontando que os planos de saúde podem se tornar um artigo de luxo devido à queda no número de jovens e o aumento da população idosa, no caso, ampliando o desafio dos referidos planos em manter as contas equilibradas.
O Correio Braziliense foca na política local, anunciando semana decisiva para o Fundo Constitucional do Distrito Federal no Congresso. A bancada brasiliense e os membros do Executivo local estão se preparando para uma batalha crucial visando a preservação do fundo.
Por fim, o Estado de Minas traz uma preocupação ambiental, destacando a “Temporada de Fogo” no estado. A previsão de uma estiagem prolongada acende alerta de possível aumento nos casos de incêndios neste ano.
Manchetes do dia:
“TSE indica que Bolsonaro será alvo na esfera criminal. Em julgamento, ministros da corte mencionam 8 de janeiro e milícias digitais.” Manchete de capa da Folha.
“Em 2060, maioria dos trabalhadores do país terá mais de 40 anos. Força de trabalho encolherá 6,3% até lá, impondo ao país desafio de elevar produtividade.” Manchete de capa do O Globo.
“Desequilíbrio do sistema ameaça tornar o plano de saúde um artigo de luxo. Queda no número de jovens e aumento no de idosos ampliam o desafio de acertar as contas.” Manchete de capa do Estadão.
“Fundo do DF terá semana decisiva no Congresso. Integrantes do Executivo local e a bancada brasiliense no Congresso se preparam para uma batalha decisiva a fim de preservar o Fundo Constitucional do Distrito Federal.” Manchete de capa do Correio Braziliense.
“Temporada de fogo acende alerta em Minas. Previsão de estiagem prolongada dispara alarme para aumento das ocorrências de incêndio este ano.” Manchete de capa do Estado de Minas.
Editoriais do dia:
“Ainda o censo. Envelhecimento exigirá políticas para evitar fuga de cérebros e atrair migrantes.” Editorial da Folha.
“Meta mantida. CMN acerta ao abandonar ideia, aventada por Lula, de inflação mais alta em 2026.” Editorial da Folha.
“Narcodesmatamento representa maior desafio na Amazônia. Relatório da ONU faz alerta sobre aliança entre facções criminosas, garimpeiros ilegais e desmatadores.” Editorial do O Globo.
“Rebelião dos mercenários não afetou campo de batalha na Ucrânia. Apesar do abalo político de Putin, Exército russo mantém vantagem defensiva diante de avanço ucraniano.” Editorial do O Globo.
“A teoria da relatividade de Lula. Para Lula, a Venezuela é uma democracia porque tem ‘mais eleições’. É um deboche com os que sofrem.” Editorial do Estadão.
“A chance de aperfeiçoar o ensino médio. Freio na reforma dá oportunidade para refletir sobre a vantagem de articular o ensino médio ao técnico.” Editorial do Estadão.
“Hermenêutica criativa. Ao inventar a figura do juiz de garantias ‘opcional’, Fux reitera agressão à competência do Congresso.” Editorial do Estadão.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não opera nos finais de semana.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Edição: Sérgio Botêlho
Fale com o editor