SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 01.07.2023

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível até 2030 domina as manchetes dos principais jornais impressos do Brasil, hoje. A medida da Justiça Eleitoral decorre de ações do ex-presidente que atacaram o sistema eleitoral do país. Bolsonaro, em resposta, alega ter levado “uma facada nas costas”, enquanto sua defesa pondera sobre os próximos passos. A sentença está gerando uma corrida na direita para encontrar um sucessor.

O jornal O Globo destaca que a Ministra Cármen Lúcia deu o voto decisivo, considerando as ações do ex-presidente como um “risco à democracia”. Folha, Estadão e o Estado de Minas também dão destaque à decisão e às possíveis consequências na esfera política.

Afora isso, o Correio Braziliense destaca uma importante investigação policial sobre possível rede de pedofilia, que já resultou em duas prisões.

Manchetes do dia:

“Bolsonaro é declarado inelegível até 2030 por atacar o sistema e eleitoral. TSE examinou mentiras a embaixadores. Ex-presidente diz ter levado ‘facada nas costas’, e defesa avalia recurso. Tarcísio afirma que liderança de padrinho perdura.” Manchete de capa da Folha.

“TSE torna Bolsonaro inelegível até 2030 e abre disputa na direita. Cármen Lúcia deu o voto decisivo: ‘risco á democracia’. Ex-presidente vê ‘massacre’ e se diz ‘cabo eleitoral de luxo’. Michelle e governadores de SP e MG ambicionam espólio.” Manchete de capa do O Globo.

“TSE torna Bolsonaro inelegível até 2030; direita busca sucessor. Dos 7 ministros do TSE, 5 votaram contra o ex-presidente Ataque à urna eletrônica • • diante de diplomatas causou punição Tarcísio, Zema e Ratinho Jr. são alternativas •.” Manchete de capa do Estadão.

“Polícia investiga rede de pedofilia após 2 prisões. ‘A gente não descarta a possibilidade de ser uma rede de pedofilia’, disse o delegado João Guilherme de Carvalho, titular da 2ª DP..” Manchete de capa do Correio Braziliense.

“Inelegível. TSE suspende direitos políticos de Bolsonaro até 2030, por abuso de poder. Em BH, ex-presidente reage: ‘Levei uma facada nas costas’.” Manchete de capa do Estado de Minas.

“Por abuso de poder, Bolsonaro ficará afastado de três eleições.” Manchete de capa do Zero Hora.

“Bolsonaro está inelegível até 2030”. Manchete de capa do Diário de Pernambuco.

Editoriais do dia:

“Bolsonaro fora. Ex-presidente sai da cédula, mas eleitorado e quadros à direita continuam fortes.” Editorial da Folha.

“Honra não é defesa. STF abole recurso anacrônico que absolve acusados de violência contra a mulher.” Editorial da Folha.

“Decisão do TSE abre caminho à direita civilizada. Com Bolsonaro inelegível, rearranjo de forças políticas traz oportunidade para quem tenta romper polarização.” Editorial do O Globo.

“É incerto efeito da proibição de critério racial nas universidades americanas. Suprema Corte foi criticada por prejudicar o acesso de minorias desfavorecidas ao ensino superior.” Editorial do O Globo.

“Bolsonaro, enfim, é punido. O ex-presidente passou décadas desafiando a democracia impunemente, o que deu ares de legitimidade a seu golpismo; sua inelegibilidade é só o começo de um processo de saneamento.” Editorial do Estadão.

“Prevalece a razão. A despeito do desejo de Lula de interferir na política monetária para seus devaneios populistas, o Conselho Monetário Nacional, de maioria governista, manteve a meta de inflação.” Editorial do Estadão.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a sexta-feira, 30, em baixa de -0,25%, a 118.087 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de –1,26%, a R$ 4,79.

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Edição: Sérgio Botêlho

Fale com o editor

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES