No cenário internacional, a Rússia aparece como o palco principal das manchetes do dia da grande mídia impressa brasileira. A tensão política e militar no país atingiu níveis sem precedentes com um motim histórico, que culminou com mercenários recuando após nova decisão do líder do grupo Wagner, Ievguêni Prigojin. Esse cenário de crise interna é capturado pelas manchetes da Folha, O Globo e Estadão, que retratam as pressões sobre o presidente Vladimir Putin, o papel desempenhado por figuras rebeldes, e os contornos do acordo para evitar o avanço mercenário na capital russa, Moscou.
As questões de segurança pública e violência de gênero também se destacam na mídia impressa do Brasil. A manchete do Correio Braziliense traz à luz a triste estatística de feminicídios no Distrito Federal, que alcançou a 17ª vítima. O Estado de Minas, por outro lado, foca sua atenção na trágica morte, por suicídio, de Rafaela Drumond, escrivã da Polícia Civil, em Minas Gerais. A busca por justiça e a dor de uma família que perdeu uma filha são os temas principais, ressaltando a necessidade urgente de ações concretas para combater a violência de gênero no país.
Manchetes do dia:
“Mercenários recuam após motim histórico na Rússia. Chefe do grupo Wagner, Ievguêni Prigojin mandou rebeldes voltarem às bases.” Manchete de capa da Folha.
“Rebeldes russos acuam Putin, mas se retiram após acordo. .” Manchete de capa do O Globo.
“Enfraquecido, Putin cede para frear marcha golpista a Moscou. Após denunciar traição na TV, líder promete não punir mercenários.” Manchete de capa do Estadão.
“Feminicídio faz 17ª vítima no DF.” Manchete de capa do Correio Braziliense.
“’Queremos a dignidade de nossa filha’. Pai de Rafaela Drumond, escrivã da Polícia Civil morta em Minas, cobra agilidade nas investigações e teme retaliações.” Manchete de capa do Estado de Minas.
Editoriais do dia:
“Bolsonaro no TSE. Julgamento do ex-presidente é desafio ante oscilações nas decisões do Judiciário sobre política.” Editorial da Folha.
“Atrás do prejuízo. Juros disparam na Turquia e na Argentina após fracasso de experimentalismo contra a inflação.” Editorial da Folha.
“Desafio do novo PAC é evitar os erros do antigo. Acreditar no Estado ‘indutor’ do desenvolvimento ou que há dinheiro para tudo é o caminho do fracasso.” Editorial do O Globo.
“Sete anos depois do plebiscito, fracasso do Brexit é eloquente. Seu maior símbolo é Boris Johnson, ejetado da política depois de enredar o Reino Unido numa teia de mentiras.” Editorial do O Globo.
“O Foro de SP nunca decepciona. Documento da reunião em Brasília defende o de sempre: mais poder ao Estado, menos liberdade econômica.” Editorial do Estadão.
” O dever coletivo do STF. Acusa-se Moraes de instaurar uma ‘ditadura judicial’, mas o colegiado do STF avalizou suas decisões.” Editorial do Estadão.
“A diplomacia se move. A guerra na Ucrânia continua, mas a engrenagem da negociação parece ter desemperrado.” Editorial do Estadão.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não opera nos finais de semana.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Edição: Sérgio Botêlho
Fale com o editor