A complexidade da geopolítica global é ilustrada pela crise militar na Rússia e pelas tensões comerciais entre o Mercosul e a União Europeia. No âmbito doméstico, as questões abrangem política, economia e saúde.
No cenário internacional, a instabilidade militar russa traz um novo grau de incerteza, conforme noticiado pelo Estadão. Ao mesmo tempo, as contínuas discussões comerciais entre Mercosul e União Europeia, destacadas pelo Correio Braziliense, apontam para um panorama de negociações cada vez mais complexas e desafiadoras.
Na política interna, a Folha reporta as tensões na articulação política do governo com o centrão, enquanto a reforma tributária e seu potencial impacto sobre o setor de serviços, em destaque no O Globo, aponta para um novo dilema a ser equacionado.
Além disso, a saúde financeira da população é um tema recorrente nos jornais do dia, com o Valor Econômico e o Zero Hora destacando o alarmante crescimento da inadimplência, que afeta não apenas a economia como um todo, mas particularmente a população idosa.
Já na área da saúde, o Estado de Minas acende um alerta para a baixa procura pela vacina bivalente, um tema que não pode ser negligenciado. E, o Diário de Pernambuco reforça a proposta alternativa para a exploração da Amazônia, apontando para uma perspectiva sustentável e lucrativa.
Manchetes do dia:
“Rússia põe blindados na rua após denunciar levante de mercenário. Líder russo enfrenta pior crise militar em duas décadas no poder.” Manchete de capa do Estadão.
“Lula: ‘ameaça’ da UE inviabiliza acordo. Em mais uma declaração contundente, o presidente Lula da Silva criticou as novas exigências da União Europeia para fechar uma parceria com o Mercosul.” Manchete de capa do Correio Braziliense.
“Governo revê medida após centrão se irritar com verba a ministros. Decisão da gestão Lula de destravar emendas a estados de integrantes do gabinete cria risco par articulação.” Manchete de capa da Folha.
“Setor de Serviços estima que reforma poderá até triplicar impostos do comércio. Percentual do tributo unificado será definido pelo Congresso, e associações veem risco de desemprego.” Manchete de capa do O Globo.
“Inadimplência cresce 17% em um ano e afeta 44% dos adultos. Segundo a Serasa Experian, são R$ 340,6 bi em dívidas não pagas, como resultado da inflação e juros altos.” Manchete de capa do Valor Econômico.
“Baixa procura por vacina bivalente acende alerta.” Manchete de capa do Estado de Minas.
“Inadimplência entre idosos aumenta 38%, no RS, acima da média nacional.” Manchete de capa do Zero Hora.
“Amazônia segura renderia bilhões de reais ao Brasil”. Manchete de capa do Diário de Pernambuco.
Editoriais do dia:
“Regra relaxada. Senado acrescenta exceções ao controle de gastos, enquanto receita é incógnita.” Editorial da Folha.
“A alma do negócio. Sem marca na gestão, Nunes eleva gasto publicitário de olho na reeleição em SP.” Editorial da Folha.
“Juro é tema que exige discussão técnica, não política. Ao atacar presidente e autonomia do BC, Lula e Haddad contribuem para disseminar visão errada da economia.” Editorial do O Globo.
“Lei canadense para jornalismo digital deveria inspirar o Brasil. Ao estabelecer que as plataformas têm de pagar pelo conteúdo usado, legislação torna mercado mais justo.” Editorial do O Globo.
“Pela reforma tributária possível. É hora de os governadores que marcam posição abandonarem o que consideram ser a proposta ideal e ceder.” Editorial do Estadão.
“A paz injusta de Lula. Sob as pias intenções exaladas no Vaticano, não há sinal de que Lula emendará suas posições injustas.” Editorial do Estadão.
“Um BNDES a serviço da Petrobras. Mercadante quer driblar regra prudencial do BC para poder liberar mais recursos para a empresa.” Editorial do Estadão.
“Falta interesse do Senado na seleção de membros do STF. Um ministro da Corte, ao assumir o cargo, passa em geral a ter compromisso apenas consigo mesmo.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a sexta-feira, 23, em leve alta de 0,04%, a 118.977 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,06%, a R$ 4,78.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Edição: Sérgio Botêlho
Fale com o editor