As manchetes dos principais jornais do país desta quarta-feira, 22 de junho de 2023, trazem como destaque a aprovação de Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). O conhecido advogado, que defendeu o ex-presidente Lula na Operação Lava Jato, recebeu 58 votos favoráveis e 18 contrários no Senado. A notícia é o principal destaque da Folha, O Globo, Estadão e do Estado de Minas.
Outro assunto relevante é a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em manter a taxa Selic em 13,75%, desconsiderando as pressões para uma possível redução. O Valor Econômico, Estadão e Zero Hora destacam o fato, com ênfase na ausência de indicações para uma queda dos juros em agosto.
Já o Correio Braziliense aborda a luta do Distrito Federal pelo Fundo Constitucional na Câmara, enquanto o Diário de Pernambuco destaca a reunião do ex-presidente Lula com o Papa, tratando sobre paz, meio ambiente e pobreza.
Manchetes do dia:
“Senado aprova Zanin para o Supremo. Advogado, que defendeu Lula na Lava Jato, diz que vai se guiar pela Constituição; nome teve 58 votos a favor e 18 contra.” Manchete de capa da Folha.
“Zanin, advogado de Lula, é aprovado para o STF. Futuro ministro teve 58 votos no Senado e poderá ficar a Corte até 2050.” Manchete de capa do O Globo.
“Copom ignora pressões, mantém Selic em 13,75% e não indica recuo em agosto. Em comunicado, o comitê do Banco Central defendeu “cautela e parcimônia”, mas retirou o aviso de que não hesitará em subir os juros se necessário.” Manchete de capa do Valor Econômico.
“BC ignora pressa de governo e empresários e não sinaliza queda de juros. Copom mantém taxa Selic em 13,75% pela sétima vez seguida e prega ‘cautela e parcimônia’ com relação à inflação.” Manchete de capa do Estadão.
“DF brigará pelo Fundo Constitucional na Câmara” Manchete de capa do Correio Braziliense.
“Rumo ao STF. Cristiano Zanin tem indicação aprovada com folga no Senado, apesar de questionamentos da oposição.” Manchete de capa do Estado de Minas.
“BC mantém a Selic em 13,75% e não sinaliza corte em agosto.” Manchete de capa do Zero Hora.
“Paz, meio ambiente e pobreza no encontro de Lula com o papa”. Manchete de capa do Diário de Pernambuco.
Editoriais do dia:
“Jogo de compadres. Senado dá aval esperado a Zanin; leniência fragiliza princípio da impessoalidade.” Editorial da Folha.
“Melhor para elas. Brasil sobe no ranking de paridade de gênero, mas falta participação na política.” Editorial da Folha.
“Zanin estava mais preparado que os senadores. Novo ministro do Supremo deverá cumprir a promessa de não estar subordinado ‘a quem quer que seja’.” Editorial do O Globo.
“Sumiço de submarino expõe omissão na regulação de águas internacionais. Para driblar autoridades, embarcação ‘experimental’ saía do Canadá e só era lançada em mares sem soberania.” Editorial do O Globo.
“Piorando o que já não era bom. Senado amplia a lista de exceções dentro do arcabouço fiscal, cuja credibilidade já não era alta.” Editorial do Estadão.
“Aproximação com o agro é obrigatória. Distância do MST é o mínimo que se espera de Lula para permitir manutenção da potência do setor.” Editorial do Estadão.
“Fresta para o diálogo. EUA e China não consolidam ‘estabilidade estratégica’, mas abrem via para evitar conflito.” Editorial do Estadão.
“Copom dá sinais de que juros já podem ser reduzidos. O Copom não considera mais incertos os cenários com os quais trabalha, pois não os menciona, como no comunicado anterior.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quarta-feira, 21, em alta de 0,67%, a 120,421 pontos. O dólar terminou o dia em queda de -0,56%, a R$ 4,77.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Edição: Sérgio Botêlho
Fale com o editor