Cristiano Zanin é aprovado como ministro do STF pelo Senado

Zanin Martins é aprovado como ministro do Supremo Tribunal Federal em votação no Senado, após longa sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Cristiano Zanin Martins, ex-advogado do presidente Lula, foi confirmado como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Senado, nesta quarta-feira (21). Com uma votação secreta que resultou em 58 votos favoráveis e 18 oposições, sua nomeação foi aprovada e será encaminhada à Presidência da República. A indicação presidencial foi relatada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Antes da votação, Zanin passou por uma extensa sabatina de mais de oito horas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Durante esse processo, enfatizou sua lealdade às leis, à democracia e ao estado de direito.

“Sempre estive do lado da Constituição, das garantias, do amplo direito de defesa e do devido processo legal. Para mim, só há um lado. O contrário é barbárie e abuso de poder. Me sinto honrado, seguro e com a experiência necessária para, uma vez confirmado por esta Casa, julgar temas de grande relevância e com profundo impacto na nossa sociedade”, declarou Zanin durante a sabatina.

Sua nomeação recebeu elogios de vários senadores, incluindo Weverton (PDT-MA), Fabiano Contarato (PT-ES), Rogério Carvalho (PT-SE) e Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da CCJ. No entanto, também houve aqueles que expressaram sua intenção de votar contra a indicação, como Sérgio Moro (União-PR), Magno Malta (PL-ES) e Jaime Bagattoli (PL-RO).

Crédito da foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Edição do Anexo 6: Sérgio Botêlho, com informações da Agência Senado

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES