Notícias matinais do dia 21.06.2023

Este é o panorama das principais manchetes do dia nas maiores publicações impressas do país, um resumo das mais importantes histórias que estão definindo o nosso Brasil nesta quarta-feira, 21 de junho de 2023

A Folha de São Paulo destaca o recuo da Caixa Econômica Federal em sua decisão de taxar o Pix para empresas, ação que só não se concretizou após ordem direta do Planalto. A medida teria implicado em custos significativos para pessoas jurídicas, à exceção dos MEIs.

Já o jornal O Globo nos informa sobre a estratégia governamental de utilizar os bancos públicos para o financiamento do PAC. Com novas linhas de crédito a serem disponibilizadas por BNDES e Caixa, o governo planeja lançar um ambicioso programa de obras e concessões.

No cenário econômico, o Valor Econômico ressalta a melhoria no mercado de trabalho com a alta no emprego formal. Construção, educação e saúde são os setores que lideram a criação de novas vagas.

O Estado de São Paulo traz uma entrevista com o chefe do Estado-Maior, que nega ter havido intenções golpistas por parte das Forças Armadas, apontando uma percepção distorcida da realidade.

Em Brasília, o Correio Braziliense aguarda a votação no Senado que decidirá o futuro das verbas do FCDF, enquanto o Estado de Minas antecipa a chegada do inverno e as consequentes doenças respiratórias, que já encontram um sistema de saúde sobrecarregado.

No sul do país, o Zero Hora destaca a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, do projeto que aumenta a contribuição ao IPE Saúde, elevando a alíquota retirada dos salários dos servidores.

Por fim, o Diário de Pernambuco traz boas notícias para o estado com o anúncio do governo federal de que a Transnordestina chegará a Pernambuco, promovendo maior integração regional e impulsionando o desenvolvimento econômico local.

Manchetes do dia:

“Planalto ordena, e Caixa recua em taxa para Pix de empresa. Banco estatal adotaria tarifa para pessoa jurídica em julho, como fazem outras instituições; MEI estariam isentos.” Manchete de capa da Folha.

“Governo usará bancos públicos para financiar PAC. Programa de obras e concessões a ser lançado terá linhas de crédito específicas de BNDES e Caixa.” Manchete de capa do O Globo.

“Emprego com carteira tem alta forte e eleva formalização do mercado de trabalho. De janeiro a abril foram criadas 705 mil vagas, com destaque para setores como construção, educação e saúde.” Manchete de capa do Valor Econômico.

“‘Nunca quisemos dar golpe. Tanto que não demos’, diz chefe do Estado-Maior. Oficial avalia que militares foram ‘tragados pela percepção do golpismo’.” Manchete de capa do Estadão.

“Senado vota hoje futuro das verbas do FCDF.” Manchete de capa do Correio Braziliense.

“O inverno chega… e as doenças, também. Estação mais propensa a males respiratórios já encontra sistema de saúde com alta demanda.” Manchete de capa do Estado de Minas.

“Deputados aprovam projeto que aumenta contribuição ao IPE Saúde. Por 36 votos a 16, a Assembleia Legislativa {do Rio Grande do Sul} avalizou ontem a proposta que amplia de 3,1% a 3,6% a alíquota retirada dos salários dos servidores.” Manchete de capa do Zero Hora.

“Governo {federal}garante Transnordestina em Pernambuco. Transnordestina vai cortar o trecho entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife”. Manchete de capa do Diário de Pernambuco.

Editoriais do dia:

“Rumo paulistano. Ao sabor de pressões e recuos, revisão do Plano Diretor ainda desperta temores.” Editorial da Folha.

“Doença do desmate. Surto de febre maculosa em SP guarda relação com a derrubada da mata atlântica.” Editorial da Folha.

“Conta bilionária dos precatórios um dia chegará. Desde já Congresso precisa decidir como saldar a dívida paralela de 2% do PIB que criou para 2027.” Editorial do O Globo.

“Se prevalecer bom senso, STF não permitirá criação do juiz de garantias. Apesar de ideia parecer sensata na superfície, engordaria ainda mais o Judiciário mais caro do mundo.” Editorial do O Globo.

“Senado tem o dever de rejeitar Zanin. Senado tem o dever de rejeitar Zanin.” Editorial do Estadão.

“Conversa fiada com o presidente. Lula usa aparato estatal de TV para acusar Bolsonaro de tramar golpe, alimentando a polarização.” Editorial do Estadão.

“Mais jabutis na conta de luz. Mais uma vez, Congresso colabora para majorar a energia, agora a título de defender o meio ambiente.” Editorial do Estadão.

“Bolsonaro começa no TSE seu longo périplo judicial. Apenas pelo amontoado de ilegalidades cometidas à luz do dia em 4 anos de mandato, Bolsonaro não escapará da inelegibilidade.” Editorial do Valor Econômico.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a terça-feira, 20, em baixa de -0,20%, a 119.622 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,40%, a R$ 4,79.

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Edição: Sérgio Botêlho

Fale com o editor

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES