Ampla reunião ministerial do governo Lula consumiu nove horas de deliberações

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, destaca os principais pontos do encontro, incluindo o foco na melhoria das relações com a base aliada no Congresso e o lançamento de importantes programas sociais e infraestruturais

Depois de uma longa reunião que se estendeu por mais de 9 horas, a terceira ampla reunião ministerial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao fim na noite de quinta-feira (15) no Palácio do Planalto. O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, fez uma coletiva de imprensa no final para destacar os pontos-chave e responder a questionamentos dos jornalistas. Um dos tópicos levantados foi a relação entre o governo e a base aliada no Congresso Nacional, que tem sido objeto de críticas.

Costa mencionou a necessidade de fortalecer essa relação. De acordo com ele, o presidente Lula instou a acelerar as nomeações para os cargos indicados pelos aliados do governo. “O presidente insistiu em todos apoiarem e ajudarem o ministro [Alexandre] Padilha [Relações Institucionais] a cumprir os compromissos assumidos, pois existem muitos cargos que foram discutidos na formação do governo. O presidente solicitou que isso seja feito o mais rápido possível”, disse.

Resumo e projetos

35 dos 37 ministros participaram da reunião, com a exceção de Marina Silva (Meio Ambiente), que está em tratamento de saúde, e Luiz Marinho (Trabalho), que está em viagem internacional. Ambos foram representados. Líderes do governo no Congresso Nacional também estavam presentes, assim como dirigentes da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES. Cada ministro apresentou um resumo dos primeiros seis meses de governo e propôs planos para os próximos seis meses. A próxima reunião ministerial ampla está prevista para o final do ano.

“Conseguimos lançar todos os programas fundamentais que tínhamos planejado, incluindo Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, e programas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura”, salientou Rui Costa.

No início da reunião, Lula ressaltou que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será anunciado em 2 de julho. O presidente disse que o nome do programa permanecerá o mesmo, já que está consolidado na sociedade e entre aqueles que trabalham na indústria da construção. Ele mencionou também que os lançamentos dos programas Luz Para Todos e Água Para Todos ainda estão pendentes.

Segundo Rui Costa, o governo planeja, ainda em julho, lançar um programa para fornecer internet de banda larga a todas as escolas do país, incluindo escolas rurais, até o final do mandato em 2026.

Desconto em automóveis

Na coletiva de imprensa após a reunião ministerial, o ministro-chefe da Casa Civil foi questionado sobre a possibilidade de prolongar o programa que oferece redução de impostos para diminuir o preço dos carros no Brasil. De acordo com ele, a extensão do programa “não está nos planos do governo”.

Rui Costa ressaltou que o incentivo oferecido pelo governo no mercado automotivo é um sinal da necessidade de reduzir as taxas de juros no país. “Esse sucesso absoluto mostra o que é óbvio para todos os participantes econômicos do país e para toda a sociedade: se oferecermos condições de crédito adequadas e reduzirmos os custos financeiros para os consumidores, haverá consumo, a indústria retomará a produção e o comércio varejista aumentará as vendas”, concluiu.

Crédito da foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Edição do Anexo 6: Sérgio Botêlho, com informações da Agência Brasil

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES