Sinopse matinal do Anexo 6 destaca discussões sobre economia e trabalho na grande mídia impressa. O cenário econômico é o tema mais presente nas manchetes de hoje, com ênfase em aspectos variados, desde a balança comercial até a força de trabalho.
A manchete do Estadão aponta para um quadro promissor na balança comercial, com a expectativa de um novo recorde graças ao cenário externo favorável e a contribuição do setor agropecuário. O O Globo, por sua vez, foca no desafio fiscal do Governo, que precisa encontrar mais de R$ 110 bilhões em receitas para zerar o déficit em 2024.
O Valor Econômico destaca a queda na população economicamente ativa, ressaltando o impacto desta situação na taxa de desemprego. O Correio Braziliense toca em um ponto correlato, indicando que a queda na arrecadação pode impactar a realização de concursos no Distrito Federal.
O Zero Hora informa que o trabalho intermitente aumentou 146% no primeiro quadrimestre no Rio Grande do Sul, ilustrando mais uma faceta das mudanças no mercado de trabalho. Por outro lado, a Folha traz uma entrevista com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, que aponta a importância dos indígenas e da regulação das big techs para o futuro do Brasil como potência.
Finalmente, a questão das chuvas ganha as manchetes do Estado de Minas e do Diário de Pernambuco, com o primeiro destacando a seca precoce que afeta 130 municípios mineiros, e o segundo trazendo alerta para precipitações continuadas em Pernambuco.
Manchetes do dia:
“Cenário externo ajuda e balança comercial pode bater recorde. Economia mundial não tem recuo previsto e agro deve ajudar.” Manchete de capa do Estadão.
“Governo precisa de mais de R$ 110 bi em receitas para zerar déficit em 2024. Cumprimento da meta oficial ainda depende da aprovação de leis e de medidas administrativas.” Manchete de capa do O Globo.
“População economicamente ativa cai e ‘distorce’ taxa de desemprego. Jovens com menor renda e baixa escolaridade puxam queda na força de trabalho; problemas no desenho do auxílio podem ter impacto sobre quadro.” Manchete de capa do Valor Econômico.
“Arrecadação em queda pode afetar concursos no DF.” Manchete de capa do Correio Braziliense.
“Trabalho intermitente cresce 146% no primeiro quadrimestre no Estado {Rio Grande do Sul}.” Manchete de capa do Zero Hora.
“Brasil como potência passa por indígenas, afirma Von der Leyen. Presidente da Comissão Europeia fala à Folha e chega a Brasília com Amazônia e regulação das big techs na pauta.” Manchete de capa da Folha.
“Drama da seca chega mais cedo. Estiagem precoce prolonga penúria de 130 municípios mineiros em situação de emergência pela falta de água.” Manchete de capa do Estado de Minas.
“Chuvas devem continuar nesta segunda-feira {em Pernambuco}, alerta Apac.” Manchete de capa do Diário de Pernambuco.
Editoriais do dia:
“Rever subsídios. Benefícios crescem em 2022 e comprometem equidade, eficiência e equilíbrio do Orçamento.” Editorial da Folha.
“Centro sem lei. Falta de ações integradas de longo prazo na Cracolândia amplia oportunidade para o crime.” Editorial da Folha.
“Despoluição é negócio promissor para petrolíferas. Em vez de só explorar óleo e gás nas últimas áreas disponíveis, Petrobras deveria investir em capturar carbono.” Editorial do O Globo.
“Descaso com passageiros de ônibus exige mais treinamento e punição. Idosa cadeirante que morreu depois de lançada para fora do veículo não é caso isolado — sobretudo no Rio.” Editorial do O Globo.
“Os acenos de Lula para o agronegócio. Lula tem razão: sem o Estado, o agro não teria o tamanho que tem. Mas o inverso também é verdadeiro.” Editorial do Estadão.
” Rodoanel é o estado da arte da incompetência. Trajetória no trecho Norte mostra tudo o que não se deve fazer quando se executa uma obra pública.” Editorial do Estadão.
” O alívio do ‘Desenrola’. Programa de renegociação visa à baixa renda, mas juro alto castiga endividados da classe média.” Editorial do Estadão.
“BC pode dar já o sinal de que os juros começarão a cair. IPCA de maio deu amplos sinais de desaceleração consistente da inflação.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a operar nesta segunda-feira, 12, após o fim de semana.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Edição: Sérgio Botêlho
Fale com o editor