Notícias matinais do dia 11.06.2023

As manchetes dos maiores jornais brasileiros de hoje abordam questões relacionadas ao gasto público e à mobilização social.

No Estadão, a atenção se volta para a venda de parte das férias de juízes, um gasto de R$3.5 bilhões nos últimos seis anos.

A Folha destaca o uso de verbas da estatal Codevasf pelo Centrão para apoiar a oposição em 2024 no Nordeste, favorecendo rivais de prefeitos do PT.

O Globo ressalta a queda de investimentos em mobilidade urbana, que em 2022 representaram apenas 10% do valor subsidiado para a indústria automobilística.

O Estado de Minas revisita, em uma reportagem especial, os protestos de junho de 2013 e analisa suas causas e consequências uma década após os eventos.

Por fim, o Correio Braziliense alerta sobre mudanças no FCDF que podem reduzir o poder de compra da população do Distrito Federal.

Manchetes do dia:

“Tribunais gastam R$ 3,5 bi com venda de parte de férias de juízes. Montante é dos últimos 6 anos; magistrados têm direito a 60 dias.” Manchete de capa do Estadão.

“Centrão usa verbas de estatal para apoiar oposição em 2024. No Nordeste, deputados destinam emendas para a Codevasf favorecer rivais de prefeitos do PT.” Manchete de capa da Folha.

“Investimento público em mobilidade cai á metade em uma década. Recursos aplicados no setor em 2022 foram cerca de 10% dos subsídios a carros.” Manchete de capa do O Globo.

“Junho/2013. Causas e consequências. Reportagem especial do Estado de Minas revisita, 10 anos depois, os protestos que mudaram o país.” Manchete de capa do Estado de Minas.

“Mudanças no FCDF vão reduzir poder de compra.” Manchete de capa do Correio Braziliense.

Editoriais do dia:

“Kiev contra-ataca. Guerra entra em nova etapa com ofensiva aos russos e destruição de represa.” Editorial da Folha.

“Esplanada frágil. Lula acerta ao evitar enfrentamento com Congresso; falta-lhe agenda mais ampla.” Editorial da Folha.

“Junho de 2013 polarizou o Brasil. Até hoje o país não soube encarar o legado da onda de protestos que abriu caminho para o extremismo.” Editorial do O Globo.

“A legitimidade do marco temporal. A defesa do marco temporal não é aberração, tampouco retrocesso. É respeito à Constituição.” Editorial do Estadão.

“Inteligência artificial, sabedoria humana. Ao ampliar a inteligência humana artificialmente, podemos prosperar como nunca.” Editorial do Estadão.

“Ártico quente. Estudo antecipa em uma década verões sem gelo no oceano e põe pressão sobre as emissões de carbono.” Editorial do Estadão.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não opera nos finais de semana.

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Edição: Sérgio Botêlho

Fale com o editor

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES