Senadora Eliziane Gama destaca a importância da pluralidade na elaboração do plano e propõe frequência de reuniões para condução das investigações
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro realiza nesta terça-feira (6), às 9h, a reunião de apresentação do plano de trabalho elaborado pela relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), para investigar os ataques aos Poderes da República ocorridos nessa data. A proposta do plano considera os centenas de requerimentos já apresentados nesta fase inicial da CPMI. As informações são da Agência Senado.
Em entrevista à TV Senado, Eliziane destacou a diversidade de opiniões presentes no colegiado e o diálogo com líderes dos diversos partidos envolvidos na comissão. Segundo a senadora, o plano de trabalho buscará refletir ao máximo o sentimento da maioria da CPMI, visando a construção de um plano importante, conciso e focado no objetivo principal: a investigação dos eventos ocorridos em 8 de janeiro. Eliziane sugeriu a realização de duas reuniões semanais como uma abordagem “razoável” para a condução das investigações e oitivas dentro da CPMI.
No dia 25 de maio, durante a primeira reunião, Eliziane Gama foi escolhida como relatora e o deputado federal Arthur Maia (União-BA) assumiu a presidência da comissão. A CPMI terá um prazo de 180 dias para apresentar e votar o relatório final. Após essa etapa, as conclusões, recomendações e possíveis indícios de irregularidades encontrados durante o processo serão encaminhados ao Ministério Público, à Polícia Federal ou a outros órgãos competentes para que sejam tomadas as medidas necessárias, baseadas nas conclusões e recomendações da CPMI.
A reunião de apresentação do plano de trabalho ocorrerá no Plenário 2, da Ala Senador Nilo Coelho, no Anexo 2 do Senado. A CPMI é composta por 16 senadores e 16 deputados, cada um com seu respectivo suplente.
Crédito da Foto: Roque de Sá/Agência Senado