As manchetes dos principais jornais brasileiros nesta segunda-feira, 5 de junho de 2023, revelam uma variedade de tópicos, sem coincidências. O destaque da Folha é para o programa Bolsa Família, que segundo o jornal, retornou a uma fila de espera sob o governo Lula, deixando de atender 438 mil famílias apenas no mês de maio.
Por sua vez, O Globo aponta mudança nas regras fiscais referentes ao petróleo, que deve aumentar a receita do governo em R$ 30 bilhões, alinhando-se aos padrões da OCDE.
O Valor Econômico traz um clima de otimismo para os ativos brasileiros, apesar dos nós estruturais ainda persistentes.
No cenário político, o Estadão destaca polêmica envolvendo o sogro de ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que, mesmo sem cargo, despacha em gabinete oficial.
Já o Correio Braziliense ressalta a reação de Brasília à uma declaração considerada preconceituosa, contra Brasília, pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil de Lula. Ele chamou Brasília de Ilha da Fantasia, e disse que a cidade faz mal ao Brasil.
O Estado de Minas reporta a situação do Lago de Furnas e os monitoramentos diários realizados após uma tragédia que causou 10 mortes e feriu 27 pessoas. O Zero Hora alerta para o aumento significativo de quase 24% no valor do seguro de veículos na Grande Porto Alegre.
Por fim, o Diário de Pernambuco destaca a nova visita do presidente Lula ao estado, onde ele deverá prestigiar seus aliados políticos.
Manchetes do dia:
“Bolsa Família retoma a fila de espera no governo Lula. Recriado, programa prioritário deixa de atender 438 mil famílias em maio.” Manchete de capa da Folha.
“Nova regra no Fisco. Receita do governo com petróleo deve subir R$ 30 bi. Mudança para se adequar à OCDE vai gerar arrecadação maior.” Manchete de capa do O Globo.
“Otimismo de curto prazo com ativos brasileiros ganha força. Arcabouço e PIB melhoram quadro para câmbio, bolsa e juros, embora nós estruturais permaneçam.” Manchete de capa do Valor Econômico.
“Sem cargo, sogro de ministro despacha em gabinete oficial. Pasta de Juscelino Filho diz que parente é ‘conselheiro informal’.” Manchete de capa do Estadão.
“Brasília repudia fala preconceituosa de ministro de Lula. Ao participar de evento na Bahia, na última sexta-feira, o ministro disse que Brasília é uma “ilha da fantasia” e criticou a instalação da capital no Distrito Federal.” Manchete de capa do Correio Braziliense.
“Lago de Furnas. Risco monitorado. Depois da tragédia que matou 10 pessoas e feriu 27 no Capitólio, cânions passam por acompanhamento diário dos processos de erosão e fraturas em rochas.” Manchete de capa do Estado de Minas.
“Valor do seguro de veículos sobre quase 24% na Grande Porto Alegre.” Manchete de capa do Zero Hora.
“Lula faz nova visita ao estado e prestigia aliados. Presidente Lula chega amanhã a Pernambuco”. Manchete de capa do Diário de Pernambuco.
Editoriais do dia:
“Marco polêmico. Debate completo sobre terras indígenas precisa de menos ideologia e extremismo de lado a lado.” Editorial da Folha.
“Chance a aproveitar. Mercosul e União Eiuropeia precisam superar visões protecionistas para ratificar acordo comercial.” Editorial da Folha.
“Desperdício de vacinas é um escândalo. Enquanto cobertura de vacinados continua em queda, governo joga fora milhões de doses contra meningite.” Editorial do O Globo.
“Vigilância da Igreja é essencial para coibir casos de pedofilia. Livro de jornalistas do GLOBO revela que 108 padres já foram denunciados à Justiça brasileira.” Editorial do O Globo.
“Hora de avançar na reforma tributária. Apesar de todos os interesses e dificuldades, clima no Congresso é favorável à aprovação da proposta pela primeira vez em anos. Governo não pode deixar esta rara oportunidade passar.” Editorial do Estadão.
“O projeto de um país que pensa pequeno. Exigência de conteúdo nacional para carro ‘popular’ não estimula aumento de eficiência e competitividade nem garante recolocação da indústria no comércio internacional.” Editorial do Estadão.
“Cade ‘à la carte’. Rever os termos do acordo de venda de refinarias da Petrobras desmoraliza a atuação do Cade.” Editorial do Estadão.
“Espaço aberto para o fim do aperto monetário. Freio dos juros já produziu efeitos esperados, esfriando para valer a demanda doméstica.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a operar nesta segunda-feira, 5, após o final de semana.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Edição: Sérgio Botêlho
Fale com o editor