GRANDE MÍDIA IMPRESSA 30.05.2023: Lula exalta encontro com ditador Nicolás Maduro. Bancos vão vetar frigorífico que abater gado de área desmatada.
*Manchetes do dia*:
“Lula exalta encontro com ditador Nicolás Maduro. Venezuela se reunirá com líderes da região; visita é ‘vergonha’, diz oposição.” *Manchete de capa da Folha*.
“Lula recebe Maduro com pompas e vê democracia na Venezuela. Ignorando violações de direitos no país vizinho, presidente diz que ‘bloqueio é pior que guerra’.” *Manchete de capa do O Globo*.
“Bancos vão vetar frigorífico que abater gado de área desmatada. Protocolo que barra crédito tem adesão das principais instituições.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Inadimplência da classe média tem crescimento mais rápido. De janeiro a abril, a fatia de inadimplentes nesse grupo passou de 20,4% para 22,6%, segundo CNC.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.
“Mudança no FCDF impede melhorias na área de saúde.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Em busca dos tesouros de Minas. Estado aposta na devolução espontânea para recuperar mais bens culturais desaparecidos.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
“Câmara deve votar hoje restrições a demarcação de reservas indígenas.”*Manchete de capa do Zero Hora*.
“Pernambuco confirma quarto caso de Candida auris” *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Triunfo autocrático. Reeleito na Turquia, Erdogan se vale de geopolítica, mas economia vive crise.”
“Repensar São Paulo. Próximo à votação, mudanças polêmicas no Plano Diretor exigem debate público.”
_*O GLOBO*_.
“Vacilos domésticos custarão caro a Lula no exterior. Em cinco meses, Lula manteve 30 reuniões com líderes estrangeiros e só nove com parlamentares aliados.”
“Rastreamento de ouro ilegal é exemplo positivo de ação da polícia. Sem disparar um tiro, programa pode sufocar a exploração em reservas indígenas e áreas de preservação”
*ESTADÃO*_
“Toga não é esporte fino. Se o Supremo Tribunal Federal quer que suas prerrogativas sejam respeitadas, deve se dar ao respeito.”
“Muito otimismo e pouca ambição. Receitas mais modestas que as projetadas podem comprometer credibilidade do arcabouço fiscal”
“Virada Cultural sitiada. É triste que evento que integra os cidadãos à cidade só possa ocorrer sob forte esquema de segurança.”
*VALOR*_
“Crescem os investimentos privados na infraestrutura.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 30, em queda de -0,52%, a 110.333 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,52%, a R$ 5,01.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Edição: Sérgio Botêlho
Fale com o editor