GRANDE MÍDIA IMPRESSA 25.05.2023: Congresso impõe derrota a Marina com aval de Lula. Centrão muda ministérios e dá demonstração de força a Lula
*Manchetes do dia*:
“Congresso impõe derrota a Marina com aval de Lula. Comissão aprova MP que tira poderes do Meio Ambiente; ministra também vê revés em proteção da mata atlântica.” *Manchete de capa da Folha*.
“Governo avaliza acordo que esvazia poder de Marina Silva. Congresso avança em retirar atribuições do Meio Ambiente com chancela do PT e do Planalto.” *Manchete de capa do O Globo*.
“Centrão muda ministérios e dá demonstração de força a Lula. Bloco usa MP sobre estrutura de governo para impor sua política.” *Manchete de capa do Estadão*.
DF vai tentar reverter no Senado as perdas do Fundo.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Covid-19. Vacina bivalente desafia BH.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
“Concurso para soldado exigirá curso superior a partir de 2027, afirma BM.”*Manchete de capa do Zero Hora*.
“Chuvas provocam transtorno e medo na Região Metropolitana” *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Técnico e legítimo. BC é protegido de pressões, mas segue democrático indicado por presidente eleito.”
“Saúde amazônica. Déficit de médicos na região ainda se mantém; política de longo prazo é vital.”
_*O GLOBO*_.
Novo arcabouço será pretexto para aumentar impostos. Texto aprovado na Câmara é melhor que o enviado pelo governo, mas só funcionará se a arrecadação subir”.
“A persistência insidiosa do Custo Brasil. País desperdiça 19,5% do PIB com deficiências na burocracia, na infraestrutura e na mão de obra”
*ESTADÃO*_
“Os sinais enviados pelo Congresso a Lula. Aprovação folgada do arcabouço fiscal não significa que o governo enfim conseguiu articular sua base.”
” O valor da autonomia no trabalho por aplicativo. É preciso criar regras que concedam benefícios sem prejudicar a autonomia que trabalhadores prezam ”
” Os bons companheiros. No momento, o esforço de Lula para socorrer Fernández vale menos que a nota de 2 mil pesos.”
_*VALOR ECONÔMICO*_.
Regime fiscal passa na Câmara com mais gastos. Ao tentar dar um jeitinho nas regras que propôs, governo parece descrer que conseguirá aumentar a arrecadação, sobre a qual repousa o regime proposto.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quarta-feira, 24, em baixa de -1,03%, a 108.800 pontos. O dólar terminou o dia em queda de -0,36%, a R$ 4,95.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Edição: Sérgio Botêlho
Fale com o editor