Ontem estive como de costume sentado nas cadeiras laterais do plenário da Câmara dos Deputados após o almoço, e assistindo aos discursos aleatórios dos parlamentares, pois era uma sessão para breves posicionamentos, sem nenhuma pauta em apreciação, comecei a perceber que o grande incômodo e alvo dos políticos de oposição ao governo Lula atualmente é bem claro, o ministro da justiça Flávio Dino. O que também está fácil de perceber nas redes sociais. Flávio Dino é hoje o grande protagonista do governo, o zero um, tem as maiores interações e o poder de pautar o debate digital entre os ministros do governo Lula nas principais redes sociais. Isso tem aliviado bastante a barra do presidente Lula e da primeira-dama Janja, que desta forma saem um pouco mais dos holofotes.
Nesses primeiros meses de governo Lula e do “novo” Congresso Nacional, o ministro Flávio Dino tem sido convidado insistentemente para comparecer em audiências de comissões aqui no Congresso Nacional, e, a meu ver, ao contrário do que desejavam os oposicionistas, Flávio Dino tem se fortalecido e crescido muito politicamente.
Nestas participações o ministro Flávio Dino tem usado estratégias de acordo com as regras do jogo, da forma como as audiências são conduzidas. Já que os parlamentares que fazem as perguntas não têm direito a réplica, o ministro tem respondido às perguntas com um humor sarcástico e dessa forma vem finalizando os duelos com um verdadeiro “xeque-mate”.
Foto: Pedro França/Agência Senado
O sucesso do ministro da justiça nas redes sociais e o prestígio com Lula trazem duas consequências imediatas ao ministro da Justiça: o desgaste com bolsonaristas e ciúmes na esquerda em geral.
Afinal de contas, a pergunta que não quer calar nos bastidores da política e em todas as rodas de conversas na sociedade brasileira, é de quem será o candidato da esquerda em 2026. Com esse encantamento do presidente Lula pelo ministro Flávio Dino e o clamor nas redes sociais já afirmando ele como sucessor, imagina como está a turma do PT que está na fila para se candidatar ao cargo mais alto da política no Brasil há bastante tempo.
Continuamos acompanhando os próximos passos desse grande jogo de xadrez, onde tudo pode mudar a qualquer momento, quem está em cima pode cair e quem está embaixo pode ascender a qualquer momento. Assim é a política no Brasil.