Dilma destacou a importância de apoiar as comunidades mais pobres para garantir moradia e condições dignas, e pediu por uma “prosperidade comum” a todos os países
No discurso de posse de Dilma Rousseff como presidente do Banco do Brics, da mesma forma que o presidente Lula, ela enfatizou o compromisso da instituição com questões sociais e ambientais. Dilma destacou a importância de apoiar as comunidades mais pobres para garantir moradia e condições dignas, e pediu por uma “prosperidade comum” a todos os países.
Rousseff afirmou que assumir a presidência do NDB era uma oportunidade de fazer mais pelos países dos Brics, bem como pelos países emergentes e em desenvolvimento. Ela expressou confiança na capacidade do banco de realizar sua visão de desenvolvimento e disse que juntos poderiam alcançar a prosperidade para todos.
Essa visão do Banco do Brics sob a liderança de Rousseff parece estar alinhada com a ideia de que o desenvolvimento econômico não deve ser alcançado apenas através de uma abordagem financeira, mas também deve levar em consideração as necessidades sociais e ambientais. Isso indica uma abordagem mais holística para o desenvolvimento, que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas e proteger o meio ambiente, ao mesmo tempo em que promove o crescimento econômico.
Edição do Anexo 6: Sérgio Botêlho, com informações da Agência Brasil