GRANDE MÍDIA IMPRESSA 11.04.2023: Lula exclui Correios e mais 6 estatais de plano de privatização. Haddad vai propor nova regra de gasto obrigatório.
*Manchetes do dia*:
“Lula exclui Correios e mais 6 estatais de plano de privatização. Mercado criticou medida; três empresas deixam PPI.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Haddad vai propor nova regra de gasto obrigatório. Ministro da Fazenda diz à Folha que objetivo é ter despesas mais estáveis.” *Manchete de capa da Folha*.
“Governo aceita limitar voos do Santos Dumont para tornar viável Galeão. Ministro diz que é preciso garantir ‘conforto e segurança’ a passageiros.” *Manchete de capa do O Globo*.
“Lula barra privatização dos Correios, EBC, Serpro e Dataprev. Além dessas empresas estatais, mais três (ABGF, Nuclep e Ceitec) foram retiradas pelo presidente da República do Plano Nacional de Desestatização (PND)..” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Carência de médicos afeta a saúde de pequenas cidades.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Emendas sob Lula. Modelo de atendimento a parlamentares terá desafios de qualidade e transparência.”
“Estatais sem lei. STF indeciso permite que empresas voltem a ser cabides de emprego para políticos”
_*O GLOBO*_.
“Lula promove retrocesso que pune os pobres. Atos sobre saneamento e privatização provam que ele prefere agradar a políticos e corporações das estatais.”
“Abril Vermelho do MST põe em risco a articulação política do governo. Com gestão petista, movimento volta a usar invasões como forma de exercer pressão contra agronegócio.”
*ESTADÃO*_
“‘A dinâmica perversa de Lula. Problema de incentivar aliados a brigar para arbitrar a disputa é quando isso gera custos à Petrobras e ao País.”
“Felicidade não se compra, se constrói. Nações mais felizes aplicam a lei, distribuem riquezas e têm instituições coesas e cidadãos solidários”
“Lei das Estatais protege o governo. Ao atuar contra a quarentena, Lula aumenta o apetite do Centrão por cargos e enfraquece seu governo.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não opera em finais de semana e feriados.