A Campanha da Fraternidade 2023 e o desafio da fome

Sérgio Botêlho – A campanha da CNBB tem como objetivo contribuir para a superação da fome no Brasil, vencida em 2014 e que agora voltou com toda a força

A Campanha da Fraternidade 2023 é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como tema central “Fraternidade e Fome”. O objetivo é promover ações de solidariedade e de justiça social, e contribuir, sob inspiração cristã, para a superação dos problemas de fome e miséria enfrentados por milhões de brasileiros.

Para isso, estão sendo desenvolvidos projetos de conscientização e sensibilização, com o objetivo de levar a mensagem de que todos somos responsáveis por um mundo melhor, em que todos possam ter acesso à alimentação.

Campanhas da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade acontece sempre no tempo da Quaresma, desde 1962, no Rio Grande do Norte. Trata-se de um tempo da liturgia cristã que segue por 40 dias após a Quarta-Feira de Cinzas, em que os fiéis se entregam à penitência e se preparam para a Páscoa.

A volta da fome no Brasil

A fome no Brasil volta a ser efetivamente um dos nossos maiores problemas sociais e econômicos. Segundo números de 2021, os últimos divulgados pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), a respeito, 62,5 milhões de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza, o que corresponde a 29,4% da população total. Entre essas criaturas, 17,9 milhões que vivem na extrema pobreza (8,4% dos cidadãos)

Na comparação com 2020, o aumento do número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza chegou a 22,7% (entrada de 11,6 milhões de pessoas) e dos que vivem na extrema pobreza, 48,2% (+5,8 milhões).

Quando a gente enfatiza que ‘a fome no Brasil volta a ser’ é porque o país havia, em 2014, saído do Mapa da Fome elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), por força de estratégias de segurança alimentar e nutricional aplicadas desde meados da década de 1990.

Os descontentes com a campanha

A realidade da fome, contudo, não sensibiliza toda a comunidade cristã, infelizmente. Para a ultradireita católica, envolvida com suas próprias idiossincrasias ideológicas, falar da fome é coisa de ‘comunista’.

No entanto, é importante lembrar que a Campanha da Fraternidade 2023 não é apenas sobre a luta contra a fome no Brasil, mas também sobre a necessidade de agir de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.

É preciso lembrar que é necessário fazer algo para ajudar a combater a fome no país, já que ela é real e dramática. É preciso buscar soluções para o problema da desigualdade social e estabelecer compromissos de amor e justiça.

Esses compromissos por se referirem a necessidades humanas são também necessidades cristãs. É por isso que a  CF 2023 nos chama a todos para abraçar esse desafio e lembrar que a fé cristã deve ser usada para servir ao bem comum.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Cowmeia Coworking

MAIS POPULARES